A experiência de produção colaborativa do ensino médio do Centro Educacional Pioneiro baseada em Recursos Educacionais Abertos e no trabalho coletivo é a segunda de uma série de reportagens que o Portal PorVir está realizando sobre o Ensino Médio brasileiro.O Porvir é uma iniciativa do Inspirare, instituto que
busca inspirar inovações em iniciativas empreendedoras, políticas
públicas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação
no Brasil. Leia a matéria abaixo (créditos: PorVir, texto licenciado em CC-BY).
Escola incentiva alunos e professores a produzirem REA
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Créditos: REA Brasil - http://flic.kr/p/7PL9SB |
O Centro Educacional Pioneiro
está adotando os REA, Recursos Educacionais Abertos, no ensino médio.
Desde ano passado, as publicações dos alunos como revistas, catálogos e
livros de contos estão sendo produzidas com base nesse conceito de uso
livre. O projeto, ainda piloto, prevê a criação de um repositório
virtual para abrigar e disponibilizar, abertamente via Creative Commons,
os trabalhos coletivos produzidos pelos professores e cerca de 60
alunos de ensino médio. A ideia é que qualquer pessoa possa usar os
materiais, fazer cópias na íntegra ou remixar pedaços para adaptar os
conteúdos à sua realidade local (Porvir já fez uma matéria comemorando os 10 anos de REA).
“Os alunos da escola sempre tiveram uma produção de livros, revistas e
catálogos bem ampla e a iniciativa nasceu quando percebemos que esses
materiais tinham tudo a ver com a REA. Então pensamos: por que não
compartilhar tudo isso?”, diz Débora Sebriam, coordenadora de tecnologia
educativa do Centro Educacional Pioneiro.
Como parte do projeto, no ano passado, Débora, que também integra a
equipe REA Brasil, passou a realizar debates-palestras com alunos e
professores. “Falamos sobre direitos autorais, fontes de referência e Creative Commons.
Dissemos o que é a REA, quais países estão adotando e até alguns
exemplos de trabalhos feitos por alunos”, diz. Embora o conceito exista
há dez anos, no Brasil, sua difusão ainda continua sendo um desafio.
Segundo Débora, além do Centro Educacional Pioneiro, outros poucos
exemplos de escolas que participam dessa prática são os colégios
privados Dante Alighieri e Porto Seguro.
Trabalho coletivo
Toda a ideia de colaboração que está por traz dos REA também é aplicada na produção dos materiais. Cada recurso educacional é feito por equipes de até cinco alunos. E o trabalho coletivo é valorizado inclusive no boletim. No colégio 30% das notas finais de cada ano letivo são baseadas nessas produções.Para angariar novos materiais e conteúdos para os REA, a escola organiza, por exemplo, viagens com os alunos do primeiro ano do ensino médio a cidades do interior de São Paulo. Nelas, eles precisam entrevistar moradores e resolver situações-problema, desafios pré-estabelecidos em sala de aula que precisam ser solucionados como medir a intensidade sonora do município ou até mesmo mapear a quantidade de equipamentos de lazer.
Em 2011, a visita foi a São Luiz do Paraitinga – cidade devastada em 2009 por conta de uma enchente. Nessa viagem, eles conversaram com os habitantes, identificaram as principais diferenças entre as grandes metrópoles e os pequenos municípios e, a partir das vivências, tiveram que realizar catálogos, livros e revistas que serão abrigados no repositório virtual aberto. “Os REA ajudam na construção do conhecimento e na conscientização dos alunos sobre a importância da qualidade dos trabalhos”, afirma Fernando Kawahara, diretor de ensino médio do Centro Educacional Pioneiro.
Para Henrique Akamine Hiray, 15, aluno do 1o ano, o trabalho coletivo contribui para o estreitamento dos laços entre os estudantes e melhora o rendimento escolar. “Os trabalhos em grupo estimulam a convivência. Eles também não focam apenas nos conteúdos para vestibular como outras escolas, pelo contrário, desenvolvem um relação mais próxima entre nós”, afirma.
Veja abaixo imagens do livro de contos, produção dos nossos alunos em parceria com toda a equipe de professores do Ensino Médio que em breve estarão no nosso futuro repositório institucional.
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